O BRINCAR QUE ENCANTA O LUGAR

Sim! Onde tem brincadeira, tem risos, tem encanto … A edição da SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR deste ano traz o tema “o brincar que encanta o lugar” e tem um gostinho especial pois também traz a comemoração dos 15 anos da Aliança pela Infância no Brasil. O pessoal da Aliança é quem promove a SMB (Semana Mundial do Brincar de 22 a 28 de maio) e mobiliza pessoas em todos os cantos do nosso país. A ideia é incentivar as pessoas a invadirem (rs) os espaços públicos ou privados com diversas e deliciosas brincadeiras. Brincadeiras e momentos com brinquedos diferenciados, jogos de tabuleiro, jogos ao ar livre, brincadeiras tradicionais e ações que promovam reflexões sobre o brincar.

Nós do CASA DE LEITORES, participamos de um movimento lindo chamado #TemCriançaLendo e a cada mês propomos um tema, um livro, que deve ser abordado nas redes sociais (principalmente instagram) das participantes. Atualmente somos 11 blogueiras : @coisasdalara, @kidsindoors, @virapaginas, @boaleiturabomapetite, @entrefraldaselivros, @mardehistorias, @conversadequintal, @passarinhosnosotão, @cirandacontada e @sobreissoeaquilo.

 

image

Neste mês, aliadas à SMB, propomos falar sobre livros que estimulam brincadeiras. Aqui na nossa Casa é uma prática fazer atividades relacionadas aos livros que lemos e desta vez foi mais especial ainda. Este livro é um queridinho das crianças: LIVRO DE DOBRADURAS – editora Nova Leitura. Eles não dão conta ainda de fazer a maioria das propostas, mas isso não importa, eles ficam olhando e tentando e se encantam com o que sai (rs). Fazem fantoches, brinquedos, contam histórias… Para a ação deste mês escolhemos uma atividade proposta no livro. Essa atividade envolve muito as crianças em todas as etapas e os pais também. Claro que vale vovó, vovô, titios… A família inteira e os amigos também cabem na brincadeira. “Pássaros semeadores” é o nome da atividade. Um grande pássaro é desenhado com base no contorno do corpo da criança

 

image

Pronto, já começou a diversão! Depois vêm os detalhes do desenho, a dobradura pra fazer as asas, a bolsinha de sementes, a conversa sobre polinização e agentes polinizadores. As crianças lembraram logo de outros dois livros “ROMEU E JULIETA” de Ruth Rocha e “BESOURO E PRATA” da Ana Maria Machado.

Fizemos umas adaptações na proposta do livro pra aproveitar o que tínhamos em casa e envolver as crianças mais ainda no processo de confecção do pássaro. Não ficou assim … esteticamente liiiindo (pra mim; pq eles estão apaixonadas pelo pássaro), mas o importante foi o envolvimento da família, a alegria deles, o brilho no olhar, as mãozinhas ativas, o encantamento de ver a obra de arte pronta… Que delícia! E aí na sua casa?!? Vamos fazer uma brincadeira diferente? Vamos envolver livros nessa brincadeira? Aqui tem crianças brincando, amando, lendo, sorrindo, vivendo…

 

“Perceber o mundo não é olhar para uma imagem, mas estar imersivamente sentindo o que o lugar traz, quando as coisas mais inúteis se tornam elementos preciosos das brincadeiras. Em cada um de nós existe o espírito do brincar, que às vezes precisa ser acordado para, com as crianças, aprender a vida nova que se faz inaugural a cada momento” Stela Barbieri da Aliança pela Infância .
http://www.aliancapelainfancia.org.br/smb
@temcriancalendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s