#TEMCRIANÇALENDO assuntos difíceis.

Se é pra falar de dores, dos dissabores e infortúnios da vida para as crianças, que tenhamos amparo de outras vozes experientes e cheias de arte e cores que a infância merece, apesar do tema. Por falar nisso, este é o tema da ação do grupo de blogueiras que amam literatura infantil. Uma equipe de feras da qual faço parte para aprender muiiito: @temcriançalendo. O tema da ação de hoje é sobre livros que tratem de guerra, acidente, morte, catástrofes…. Triste, não? Mas pensando como mãe, como família, como educadores que somos, temos de ter consciência que preparamos os pequenos para o mundo, este que está aí e nos desafia todos os dias. Então se for pra prepara-los, que estejamos nós amparados e preparados para isso.

image

Escolhi alguns livros que me ajudaram bastante. Um deles é GUERRA E PAZ de Eraldo Miranda. Inspirado nos painéis de “Guerra” e “Paz” de Cândido Portinari, Eraldo escreveu esse livro com uma delicadeza que só uma pessoa com olhos de criança poderia escrever. As ilustrações são de Marcelo Afonso que casaram perfeitamente com o texto, permitindo que mesmo as crianças não alfabetizadas (como os meus) possam compreender a mensagem do livro.

Uma mão contadora de história conta às crianças sobre as mãos gélidas da guerra… Muita coisa acontece até que as mãos da guerra encontram um guerreiro a sua altura.

Apesar do tema inicial pesado, a história nos reporta a nós mesmos e o poder de nossas próprias mãos. Então me lembro das palavras de Cora Coralina:
“Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade,
despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto,
pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.
O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade.
Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça.
Digo o que penso, com esperança.
Penso no que faço, com fé.
Faço o que devo fazer, com amor.
Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.
Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar,
ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida,
que o mais importante é decidir”
Indico para crianças a partir de cinco anos e acompanhadas de um adulto, de preferência os pais. Mas é como sempre digo, cada criança tem um perfil, sua maturidade, sua vivência… A idade indicativa não é taxativa. E antes de tudo, LEIA ANTES qualquer livro a ser oferecido às crianças. 😉 Sem dúvida este é um que gostaria de ver em todas as casas, pela riqueza da história e da arte que a envolve.
Esta é uma dica da minha família para a sua. De uma professora para todas que assim como eu, buscam um ensino amplo e de qualidade para os pequeninos 😉

 

Os outros livros que escolhi, estão em nossa página no instagram.

Bjks literárias, Sil

Deixe um comentário

