Conselhos de tio ;)

Eu já publiquei aqui um texto desse cara que é um escritor enrustido. Volta e meia ele publica seus textos, resenhas, pensamentos e elucubrações nas redes sociais e esta já é a segunda vez que gentilmente ele me autorizou publicar aqui.

Acho que nós, responsáveis por essa geração que está vindo aí com todo gás, devemos realmente refletir sobre todos os aspectos que ele colocou aqui com tanto humor e amor.

Com vocês, Jucelino Bispo e sua deliciosa e amorosa carta a um sobrinho do coração:

juça
Dias atrás, relia uma carta que escrevi para o filho de um casal de amigo com alguns conselhos que gostaria de dar aos meus próprios filhos, se já tivesse me arriscado pela aventura da paternidade. Compartilho com os corajosos e espero que sejam úteis para as suas proles. Ressalto que melhor que um bom conselho, só um bom conselho apoiado no exemplo prático. Em se tratando de pais, isso é ainda mais verdadeiro porque os filhos estão continuamente observando em que medida o discurso se reflete no cotidiano dos progenitores.
“Querido XXXX, Então você completou com louvor a batalha do primeiro ano da sua vida? Imagino que não devam ter sido fácil as crises de cólicas, as viroses, os apertos nas suas bochechas e nem o nascimento dos primeiros dentes.

boca-de-bebe-com-dente-nascendo

Assim é a vida meu querido, dura, imprevisível, mas bela. Vá se acostumando que a fase dois está chegando com seus novos desafios, mas não se preocupe muito. Você vai tirar de letra.
Sei que você já tem tudo que precisa, então fiquei pensando o que de melhor eu poderia te dar de presente e me ocorreu que o melhor que podemos oferecer para alguém com quem nos importamos é o nosso tempo e a nossa experiência. Tempo é sinônimo de amor. É algo de muito precioso que damos com prazer e, apesar de finito, é bom ser dado com generosidade e sem reservas. O melhor do tempo como presente é que a gente nem precisa embrulhar para entregar, a gente simplesmente oferece e já senta ali em qualquer canto para aproveitar.

Como o tempo é imprevisível, me adianto a ele e te dou de presente, além daquele comprado em lojas, alguns bons conselhos que poderão ser úteis para a sua vida toda:
Coma vegetais, frutas e tudo mais que disserem que é saudável. Adultos tem uma fixação por essas coisas. Se você conseguir gostar dessas coisas desde cedo você vai crescer forte e sadio e assim seus pais nunca vão ter desculpas para te negarem as coisas boas da vida: os doces!

Leia ! Leia tudo que você gostar e chamar a sua atenção. Tem tanta coisa para escolher que não há razão para não ter sempre um livro à mão. Escolha os seus próprios autores favoritos. Você vai começar provavelmente pelos Sete Anões, Os Três Porquinhos e a Cigarra e a Formiga, mas quando puder alopre um pouco; leia também Até as Princesas soltam Pum, Mafalda, Calvin & Haroldo que são muito legais. Não se esqueça de colocar a Bíblia na sua rotina de leitura. Ela é um poço de sabedoria. Não tente selecionar só o que gosta nem tente adaptar o que está escrito para ficar mais fácil. Quanto mais você ler, mais você entenderá a si e aos outros e isso é uma grande vantagem competitiva na vida.

Sil e família (363 de 444)

Ame tudo e todos com intensidade. Na vida não vale a pena meio abraço, meia verdade ou meia amizade. Tudo de melhor na vida tem que ser inteiro e tem que vir de dentro. Não se preocupe se de vez em quando alguém não entender o valor do que você está oferecendo. Tem muita gente quebrada por aí, mas tem muita gente que vai ser grata e te amar de volta. Lembre sempre do primeiro e do segundo mandamento: Amarás ao Senhor teu Deus e ao teu próximo como a ti mesmo.
Seja sempre generoso e solidário. Quanto mais você der, maior a probabilidade de você receber de volta. Comece com as petas e os carrinhos e depois evolua para coisas mais importantes para você. Não espere que o outro mereça. Aquilo que oferecemos sem esperar nada em troca é bem melhor.

Faça bons amigos e seja o melhor amigo que puder. Pode parecer exagero quando dizem que amigos podem ser mais chegados que um irmão, mas isso é a pura verdade. O número não é muito importante; mais importante é a lealdade e a confiança de que eles te ajudarão quando necessário.
Todo mundo erra, infelizmente é inevitável. As coisas às vezes quebram e machucam. Mesmo que você ache que alguém não merece, perdoe e não fique com raiva, mesmo que doa quando você lembrar. O importante desse processo é o que você faz depois. É tentar fazer a coisa certa. Perdoar, assim como amar, é um gesto nobre e não um sinal de fraqueza. Perdoe quantas vezes for necessário. Perdoe inclusive a você mesmo quando errar porque assim você vai poder tentar fazer diferente da próxima vez.

Cuide da sua irmã com todo amor e carinho. Você tem uma irmã linda, por dentro e por fora. Acredite, apesar de ela ser maior que você, ela vai precisar muito de um ombro amigo e vai ser a melhor companheira que você poderia pedir.
Respeite sempre a sua mãe e ouça os conselhos dela com muito cuidado. Mães são quase sempre sensatas e cuidam da gente como ninguém. Diga sempre que a ama e que é grato por tudo que ela faz por você porque mesmo ela sabendo disso, ela vai ficar feliz em escutar novamente.

https://i0.wp.com/www.cuidardebebe.com/wp-content/uploads/2012/05/palmadas2.png

Torça, ou pelo menos finja torcer, pelo Galo. Seu pai é fanático por esse time e precisará de companhia para acompanhar os jogos sem cochilar. Seja solidário com ele nas derrotas e comemore os títulos que o Galo ganhar com todo o entusiasmo possível. Fazer seu pai feliz não tem preço, acredite, porque ele se esforça todos os dias para fazer o mesmo por você.
Seja humilde, seja sincero, seja verdadeiro, cultive um bom caráter, seja positivo, ria sempre e sonhe o máximo que você puder porque os sonhos levam a gente muito além do que a razão permite. Procure ser feliz por nada e contagie quem estiver ao seu redor. Esqueça o que te aconteceu de ruim porque essas coisas não devem dizer quem você vai ser. A gente pode escolher ser sempre melhor todos os dias. É duro, mas a gente consegue se tentar!

caixa

Por fim, mas não menos importante, lave as mãos sempre que for ao banheiro e não se esqueça de baixar a tampa do vaso. Escove os dentes depois de todas as refeições para evitar as cáries e não ter que ficar banguela de novo. Isso é fundamental porque depois de uma certa idade, meninas não gostam de garotos banguelas!


Bom amigão sei que ainda vai levar muitos anos até você poder ler essa carta sozinho e entender a razão de eu estar te dizendo essas coisas. Acredite, cada conselho desses eu aprendi com dureza da vida, então achei que podiam ser úteis para você. Espero que eles sirvam para te ajudar a ser uma pessoa ainda melhor do que os seus pais estão tentando te transformar.
Deus te abençoe e te dê uma vida longa e feliz!
Beijos,
Tio Juça”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s