LIVROS PARA LEITORES INICIANTES – alfabetização e letramento

Muitos seguidores da página, redes sociais e amigos próximos tem me perguntado sobre livros para crianças no início da alfabetização. Juntando a prática como mãe e como professora, fiz uma seleção bem jóia e diversificada. Impossível mostrar todos os títulos que apreciamos, mas fiz de forma que fosse possível

às famílias terem um direcionamento, “uma luz” quando buscarem fazer uma escolha acertada que atenda ao interesse das crianças.

Cabe lembrar que a alfabetização vai bem além do “juntar letras”, ler palavras e frases completas. Chamamos de letramento o processo de decifrar e compreender a leitura, se apropriar daquilo que foi lido de forma que a criança entenda e sabia dizer com suas próprias palavras sobre o que acabou de ler.

As pessoas ficam confusas sobre o que oferecer às crianças nessa fase. Tantos títulos, tantas opções…  Como este é um assunto que eu realmente aprecio (rs), fiz uma seleção bem ampla com dicas do que eu acho importante observar na escolha dos livros e, claro, com exemplos práticos e dicas supimpas daquilo que venho observando como mãe e professora.

Acho que o que deve ser considerado primeiramente é o assunto de interesse da criança e aos poucos ir ampliando e introduzindo novos temas.  Meninos costumam passar pela fase obsessiva por dinossauros (rs) e meninas pelas princesas. Meu filho nunca teve muito interesse nos dinos, mas tem muito interesse por animais de todas as espécies. As meninas gostam de tudo (menos de coisas de terror) e, claro, das princesas e seus castelos de contos de fadas. As crianças gostam muito também de livros que retratam coisas de seu cotidiano. As novidades da escola nova, convivência entre irmãos, animais de estimação… aqui no momento estão curtindo muito esta coleção CONTOS CLÁSSICOS da editora Ciranda Cultural.

image

Os livros têm páginas bem resistentes e atendem também aos pequeninos longe da fase de alfabetização. Os livros são cartonados, coloridos, poucas páginas e com um formato diferente que costuma ser bem atrativo.

É importante observar também se o texto está em caixa alta (letra de fôrma maiúscula) e se o texto é curto. No início da alfabetização, devido ao esforço por entender a letra, os sons… As crianças se cansam de ler e por isso é importante que sejam textos curtos.

Assim:

chapeu1

Livros coloridos, grandes e com rimas facilitam também a manipulação e o interesse das crianças pela leitura. A coleção CLÁSSICOS GIGANTES é um ótimo exemplo.

gigantes

Os livros do Todd Par são incríveis pra esta fase! Coloridos, as ilustrações tem traços simples que as crianças amam reproduzir, frases curtas, letra de fôrma… São textos que tratam do universo infantil e também trazem temas que rendem lindas conversas em família e em sala de aula (chorei com O LIVRO DA PAZ a primeira vez que li).

todd2

todd

Livros que tratam sobre relacionamento entre irmãos também são do agrado dos pequenos e aqui em casa estes são muito procurados. Os livros da Clara e Gabriel (do escritor Ilan Brenman) tem textos simples e divertidos que agradam às crianças. Os da Estela e Marcos (de Marie-Louise Gay) são uma gostosura, tratam do universo de curiosidades e medos bem próprio dos pequenos.

claragabriel

marcosestela

ELOÍSA E OS BICHOS de Jairo Buitrago e ilustrações fantásticas de Rafael Yockteng  foi sucesso quando chegou por aqui.  Ótimo para leitores em início de vôo.

sobrecotidiano

Livros que fazem rir são super bem vindos!

Nas fotos acima: O LOBO MINGAU de Alessandra Roscoe, A VOVÓ QUE MORAVA EM UM SAPATO de Kate Toms, CONFUSÃO NO JARDIM de  Ferruccio Verdolin e A MINHOCA FILOMENA de Márcia Glória Dominguez.

Aqui em casa curtimos muito estes dois livros para hora de dormir. São livros que interagem com as crianças: URSINHO TEDI, URSINHO TEDI e HORA DE DORMIR!

Este do URSINHO TEDI, URSINHO TEDI vai conduzindo as crianças em ações até o deitar na cama e dormir. É do tipo grandão, com rimas, texto curto e em caixa alta. As ilustrações são lindas!

Francesc Rovira escreveu e ilustrou algumas histórias muito fofas sobre o cotidiano da menina Maria. Livros que também interagem com as crianças (tem objetos escondidos nas ilustrações), é cartonado (ótimo para os pequenos manipularem sem preocupação) e além disso vem com a bonequinha da Maria como acessório do livro. Fofo toda vida. Uso para introduzir a leitura da noite.

rovelle2

rovelle1

E já que estou falando de livros interativos para leitores iniciantes, estes são d+!!

interativos1.jpg

O livro TODO MUNDO BOCEJA de Anita Bijsterbosh  vem com bichinhos que abrem e fecham a boquinha. Tenho um vídeo publicado em nossa página no instagram com o filho de uma amiga lendo esse livro. Ele tinha apenas três aninhos na época! É realmente um livro encantador.

ATÉ MAIS TARDE, JÁCARÉ! Vem com um fantoche para os dedos e é só sucesso por onde passa. Muiiito legal! Nesse mesmo modelo de “livro fantoche” existem vários outros títulos. É só procurar direitinho kkkk

CONTOS DE FADA tem texto com rimas de Alice Corrie (não me canso de dizer que sou apaixonada por livros com rimas kkk) e vale um destaque todo especial. O Texto viaja por vários clássicos infantis como Bela Adormecida e Patinho Feio. A magia acontece quando giramos a “roda mágica” e a ilustração muda conforme o contexto da história.

CADÊ O CAVALO? de Renata Bueno, compõe um conjunto de três livros com rimas onde as ilustrações trazem os bichos escondidos na composição da figura. Os livros são pequenos e ótimos pra ir na bolsa e divertir as crianças em qualquer lugar.

interativos3.jpg

“A MENINA DE CABELO ROXO – em esconde-esconde em Porto Alegre” escrito por Léia Cassol e com ilustrações incríveis de Gisele Barcelos é um encanto! A menina de cabelo roxo, outros personagens e objetos, se escondem nos cenários da capital gaúcha. Uma delícia de livro!

cabeloroxo.jpg

Livros sobre alfabeto são super úteis nessa fase. Avaliem se são realmente interessantes, pois tem muito livro chatinho com esse tema (rs).

dealfabeto

Na foto: ALFABETO DE HISTÓRIAS de Gilles Eduar, BICHODÁRIO de Telma Guimarães e AEIO…UAU!

E que tal construir pequenos textos, frases curtas, com as crianças a partir de livros sem texto? Aqui tem sido delicioso ouvi-los sobre as impressões que têm dos livros com base nas ilustrações. É um processo lindo onde aprendo muito com eles e sobre eles. Uma riqueza sem fim.

Na foto abaixo: A BRUXA E O ESPANTALHO de Gabriel Pacheco, A FLOR DO LADO DE LÁ de Roger Mello, TERRA MÃE de Regina Rennó, É UM RATINHO? de Guido Van Genechten e ONDA de Suzy Lee

semtexto.jpg

Por fim, se você não está convencido de quão importante é ter livros em casa e ler com as crianças, indico MONSTRORANTE de Gisele Barcelos. Um Papão que não causa medo, a não ser que você esteja no perfil de refeição desejada (rs).

monstrorante1

A descoberta do poder da leitura é linda! As crianças são leitoras por natureza. Elas lêem o mundo, lêem a história por trás da história…

Procure sempre ler o livro antes de entregá-lo às crianças. Já tomei muito susto por aí (rs).

Finalizo com uma frase que gosto demais: “Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever – inclusive a sua própria história.”  Bill Gates

Beijocas literárias,

Sil

 

 

2 comentários sobre “LIVROS PARA LEITORES INICIANTES – alfabetização e letramento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s