MÃE ; )

Mães não têm tempo para o ensaio: estreiam a peça no susto”. Esta é uma das frases lindas sobre ser mãe que Cris Guerra escreve no seu livro MÃE. Sinceramente acho que nunca me identifiquei tanto com um texto sobre maternidade e se você é mãe, também vai se identificar.

image

A gente sempre vai achar que não basta. Não basta deixar de trabalhar pra cuidar deles, não basta dar a eles uma educação com carinho e aconchego, aparando as arestas de tudo que você achou falho na sua criação. E, por fim, tenho certeza que eles também terão várias reclamações a meu respeito. Não me iludo… Não, não sou suficiente pra eles, não, não faço o máximo que posso…a gente é gente, a gente não consegue, a gente é gente que falha, que sofre, que grita na hora errada, que não presta atenção naqueeeele detalhe que pra eles era tão importante… A gente tem uma sede enorme de acertar direto na mira, de ser palavra que resolve, colo que acolhe, beijo que cura…não somos, não podemos… E esta é a nossa dura, difícil e doce missão de ser MÃE. A minha estréia, embora tooooda espera, foi realmente no susto. Vai, não vai, foi… Dormimos só nós dois e amanhecemos pais… De três… Um desespero para compensá-los por tudo, por ampará-los, por fazer entenderem o quanto são amados …

image

Ao me deparar com perguntas diárias do tipo: “porque você me escolheu?” ,”mas você me quis assim marronzinho?” , “mamãe, como vai ser quando vc não estiver mais aqui?”, “mamãe, não quero me casar e ficar longe de você”, vejo que todos os dias são de estréia nesse universo de novidades diárias, desafios constantes, descobertas, superações…
E a gente cria os filhos pra se virarem nesse mundo, mas sempre querendo colocá-los numa bolha longe dos perigos da vida, das doenças, do corte no dedo, das desilusões amorosas…

image

Alguém  uma vez me perguntou que mensagem mandaria a mim se voltasse sete anos atrás…
Eu diria: vai ser mais incrível do que você imagina! Não sofra por antecipação 😉
A gente envelhece tanto sofrendo por antecipação…
A gente estréia no susto…
Nunca estaremos preparados, não se iluda…

E, por fim, eles só vão entender no dia que tiverem seu filhos… Essa é uma grande verdade da vida.

Beijocas curativas de mãe 😉
Silvana Kronemberger

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

